Notícias

Projeto Lei Paulo Gustavo- Artesanato Carnim

22 Jan, 2024

O projeto foi realizado nos dias 19 e 20 de Janeiro de 2024 e teve por finalidade a realização e confecção de cachepôs e os bancos em uma oficina onde o público alvo é o pessoal da terceira idade do município de Ametista do Sul contando com 20 pessoas onde eles ajudaram na montagem, lixando as peças de madeira de 10 cachepôs e 10 bancos de madeira. O objetivo desse público é resgatar memórias e culturas onde eram utilizados bancos em madeiras em suas famílias e na sociedade e os cachepôs traz um diferencial para decoração em seus os lares.

O local a ser executado este projeto será no Bairro Aparecida, Rua Vereador Jorge Bassi número 425 em frente ao Mercado Camargo.

As atividades que foram realizadas foram a construção de bancos de madeira de porte pequeno, que podem ser utilizados para sentar ou para decoração e cachepôs, que são objetos com inúmeras utilidades; servem como suporte decorativo para plantas e flores e também para decoração em ambientes externos e internos.

As áreas de atuação desse projeto foi o artesanato em madeira.

O artesanato consiste no próprio trabalho manual ou criação de um artesão. Com a mecanização da indústria, o artesão é visto como aquele que produz objetos que fazem parte da cultura popular. Geralmente os objetos utilitários ou decorativos que são feitos possuem em sua estética, características da cultura da comunidade ou da região onde são criados.

Por tradição, o artesanato é a produção de especificidade familiar, onde o artesão é o proprietário dos meios de produção e trabalha em conjunto com a família em sua própria casa.

O cachepô de madeira é utilizado como um suporte decorativo para plantas e flores, adicionando charme e elegância aos ambientes. Sua história remonta aos tempos antigos, onde a prática de enfeitar áreas internas e externas com vegetação era comum.

Acredita-se que o cachepô de madeira teve origem no período romano, quando vasos de cerâmica eram frequentemente colocados dentro de suportes de madeira. Isso ajudava a agregar uma estética agradável e permitia que os vasos fossem facilmente transportados ou movidos de acordo com as necessidades.

Com o tempo, os cachepôs de madeira evoluíram tanto em termos de design como de funcionalidade. Hoje em dia, eles são amplamente utilizados em jardins, varandas, ambientes internos e até mesmo em eventos especiais, como casamentos e festas. Eles podem ser encontrados em diferentes tamanhos, formatos e tipos de madeira, permitindo diferentes estilos e composições de decoração.

Para fazer um cachepô de madeira, geralmente é necessário ter acesso a ferramentas básicas de carpintaria, como serras, furadeiras e lixas. O primeiro passo seria escolher o tipo de madeira que será utilizado e cortá-lo nas medidas desejadas. Em seguida, deve-se montar as peças, utilizando parafusos ou cola adequados para fixação. Por último, é importante lixar a madeira para obter um acabamento suave e aplicar um verniz ou tinta para proteção contra os elementos.

Os bancos de madeira, têm uma importância significativa para a sociedade, pois faz lembrar o tempo de antigamente onde não se tinham cadeiras ou sofás para sentar e eram fabricados bancos para ser usados para descanso e convívio das famílias. A principal função dos bancos de madeira é oferecer um lugar confortável para as pessoas sentarem e relaxarem. Eles permitem que indivíduos de todas as idades possam desfrutar do ambiente ao ar livre, contemplar a natureza, conversar, ler um livro, entre outras atividades.

Quanto ao material utilizado, os bancos de madeira são geralmente feitos de madeira, que pode ser tratada ou envernizada para aumentar sua durabilidade e resistência às intempéries. A madeira escolhida deve ser de boa qualidade, nesse caso para a confecção será utilizada madeira de pinos e eucaliptos, pois são madeiras macias para a confecção e capazes de suportar o uso frequente e resistir a diferentes condições climáticas. Os bancos de madeira são importantes para a sociedade pelo seu papel de proporcionar conforto, descanso e convívio entre as famílias, além de contribuir para a valorização cultural em madeira.

O objetivo deste projeto foi explorar o mundo encantador do artesanato em madeira, destacando suas técnicas tradicionais e inovadoras, bem como sua importância cultural e econômica. Pretende-se também impulsionar a valorização dessas obras de arte e incentivar a criatividade e habilidades manuais dos indivíduos.

Para mais informações sobre este projeto entre em contato no (55) 9 9606-7580 com Vitelmo Carnim. 

Você também pode acessar as fotos deste projetos pelo link a seguir: https://adandagostini.picsize.com.br/pMXbVFX7xBuN 

Manifestação em Ametista do Sul

02 Aug, 2023

Na manhã desta quarta-feira, 02 de agosto de 2023, aconteceu uma manifestação pacífica em prol da classe garimpeira de Ametista do Sul e região. A manifestação ocorreu pedindo a retomada das atividades. 
No dia 25 de Julho, ouve uma operação da Fepam nos garimpos de Ametista do Sul, a qual alegou irregularidades na Cooperativa Coogamai e demais garimpos do município. Sendo assim, estão fechandos por tempo indeterminado todos os garimpos, tanto em Ametista quanto na região. 
Na manifestação os garimpeiros fizeram as seguintes reivindicações: 

1- Que o Ministério Público receba os representantes de Ametista do Sul. 
2- A volta ao trabalho imediato. 
3- Continuar a trabalhar com a pólvora que conhece. 
4- Um prazo maior para adequação. 
As fotos da manifestação você encontra na nossa galeria. 

Apoio